Auguste Comte, objeto de estudo, e tres teoricos.
Como objeto de estudo, Comte usou a humanidade e suas evoluções, Pois, diferente de outros seres vivos, o homem recebe uma influência maior do que outros animais, criando, e mudando os valores, a cultura e a história dele.
Comte teve como base todas as leis das ciências anteriores á Sociologia, desde as mais abstratas e simples – como a matemática -, até as mais complexas e concretas -, como a biologia.
Utilizando essas leis como base, o Francês criou a física social, que depois chamou de Sociologia. Na Sociologia, ele reuniu todas as leis das ciências anteriores nela – todo ser humano está sujeito ás leis físicas, químicas, biológicas -, com o objetivo de melhor entendimento da sociedade e suas evoluções. Ele utilizou a sua lei dos três estados para comparar a maneira de pensar da época e corrigi-la
Portanto, ele usou uma abordagem cientifica para entender a vida social do homem, como também uma perspectiva que se preocupa com a identidade do homem, o significado e a base da ordem social e suas causas e consequências da desigualdade social.
TEORIAS OS TRÊS TEMAS BÁSICOS
Comte afirmava que a sociedade só seria mudada caso acontecesse uma completa reforma intelectual do homem. Com isso, distingue-se de Saint-Simon e Fourier. Enquanto eles pregavam ações imediatas para ocorrer a reorganização. Comte dizia que era necessário mudar hábitos intelectuais dos homens para que isso acontecesse.
Por isso o sistema comteano, estruturou em três temas básicos:
1- A filosofia da historia, que tem o objetivo de mostrar as razões pelas quais uma maneira certa de pensar (chamada de filosofia positivista ou pensamento positivo).
2- Uma fundamentação e classificação das ciências baseadas na filosofia positivista.
3- Uma Sociologia, que permitisse a reforma prática das instituições.
A esse sistema, devemos acrescentar a maneira religiosa assumida pelo plano de renovação social, proposto por Comte, nos últimos anos de