Cultura de Microorganismos
INTRODUÇÃO
A cultura de microrganismos consiste no crescimento de populações microbianas em meios de cultura laboratoriais. Uma cultura que tem apenas um tipo de microrganismo é conhecida por cultura pura, uma cultura que tem mais do que um tipo de microrganismo é uma cultura mista. A cultura de microrganismos consiste num passo rotineiro do exame microbiológico.
Através da cultura de microrganismos têm vários objetivos, como: aumentar a quantidade de microrganismos, que por vezes, ocorrem em número reduzido na amostra, para facilitar posteriormente a identificação; procurar isolar os tipos de microrganismos existentes numa população microbiana mista; diferenciar entre grupos de microrganismos através da aparência macroscópica das colônias e das reações bioquímicas com o meio; caracterizar e identificar os microrganismos através das características das suas colônias, em um ou mais meios de cultura, e pelas suas capacidades de produzirem alterações químicas em diferentes meios de cultura; quantificar microrganismos; analisar substâncias de ocorrência natural. Um meio de cultura é um substrato nutritivo capaz de permitir a nutrição e o crescimento dos microrganismos (bactérias, fungos, algas, parasitas) fora do seu ambiente biológico natural, ou seja, é uma preparação de nutrientes utilizada para o crescimento de microrganismos em laboratório.
A sobrevivência e o crescimento dos microrganismos dependem de um adequado suprimento de nutrientes e de um ambiente físico favorável. No entanto, há uma grande diversidade de necessidades nutricionais e ambientais entre os microrganismos e por isso é que só compreendendo as suas necessidades que se consegue ter sucesso na cultura de microrganismos no laboratório.
Para que haja crescimento microbiano é necessário que um meio de cultura forneça nutriente, mas também é preciso que forneça um ambiente físico adequado a cada microrganismo. A temperatura, o pH e