Cultura de massa
O DSM-IV permite o diagnóstico do subtipo predominantemente desatento se o indivíduo apresentar seis ou mais dos seguintes sintomas de desatenção por pelo menos seis meses (chegando ao ponto de ser prejudicial ao seu desenvolvimento):
Frequentemente não dá a atenção devida a detalhes ou comete erros típicos de descuido na escola, no trabalho ou em outras atividades.
Frequentemente tem problemas em manter a atenção em tarefas ou atividades recreativas.
Frequentemente parece não dar ouvidos quando lhe dirigem a palavra.
Frequentemente não segue instruções e falha em concluir tarefas escolares, pequenas tarefas ou obrigações no trabalho (não devido a oposição ou não compreensão das instruções).
Frequentemente tem problemas organizando atividades.
Frequentemente evita, não gosta ou não quer fazer coisas que exigem tempo e esforço mental.
Frequentemente perde coisas necessárias para as tarefas e atividades (ferramentas, brinquedos, canetas, livros, etc).
Frequentemente se distrai.
Frequentemente esquece atividades do dia-a-dia.
Frequentemente esquece senhas, informações pessoais
Um requisito ao diagnóstico de TDA-PI é que os sintomas prejudiciais precisam estar ou ter estado presentes antes dos sete anos de idade e serem observados em pelo menos dois campos distintos da vida do indivíduo (casa e escola ou casa e trabalho, por exemplo). Há, ainda, evidências clínicas de prejuízo no convívio social e no desempenho acadêmico e ocupacional. Observa-se, ainda, que esses sintomas não devem ocorrer exclusivamente durante outras desordens (como esquizofrenia) e não devem ser melhor enquadrados por outros distúrbios (de humor, de ansiedade, de desassociação, de personalidade, etc).
[editar]Exemplos de sintomas observados
Crianças [3]
Falha ao prestar atenção a detalhes, bem como erros provenientes de descuido ao fazer tarefas escolares ou outras atividades.
Problemas para manter a atenção centrada durante tarefas ou brincadeiras
Aparentar