Cultura de massa
Não vivemos em uma sociedade única e homogênea; Ela se divide em três: a erudita, a popular e a massiva.
A erudita é transmitida pela escola e outras instituições (Rossi,2011), é bem articulada aos sistema de educação; já a cultura popular abrange os conhecimentos tradicionais, tratando-se de um tipo de linguagem por meio da qual o homem do povo expressa sua luta pela sobrevivência.
A cultura de massa, pode ser vista como convergência cultural por agradar a diversos segmentos sociais. A cultura de massa traz a população de “fora” para dentro”, da sociedade. As pessoas, assim se relacionam de forma mais estreita, provocando uma troca cultural.
Com o nascimento do século XX, e com ele dos novos meios de comunicação, estas modalidades culturais (erudita e popular) ficaram sob o domínio da cultura de massa; veículos como o rádio e a televisão ganharam destaque e começaram a homogeinezar os padrões da cultura.
Esta cultura porém nem sempre influencia de forma benéfica . Ela é hipnotizante, entorpecente e indutiva. Ela é injetada no ser humano de tal forma que se torna quase inevitável o seu consumo, principalmente se a massa não tiver o seu olhar e a sensibilidade educados de forma apropriada.
Por outro lado ela é benéfica, pois nos traz diariamente através do rádio, da tv, da internet, obras de arte, uma rica literatura de grandes autores, obras de Beethoven, Strauss e tantos outros considerados eruditos.
Tudo isso antes eram inacessíveis a maioria das