Publicidade Online
INTRODUÇÃO
Você já deve ter percebido que acontecem duas coisas na internet:
1. os sites estão começando a cobrar pelo conteúdo;
2. a publicidade está cada vez mais agressiva e irritante. Além dos famosos pop-ups, os anúncios tocam música, passeiam pela tela enquanto você lê o texto e às vezes ocupam a tela inteira.
Essa segunda tendência prevalece em quase todos os sites comerciais. Existem muitas maneiras de fazer publicidade na Internet e elas estão cada vez mais presentes. Muitos usuários, porém, têm dúvidas sobre esses novos tipos de anúncios: por que os sites têm tantos anúncios agora? por que os sites permitem pop-ups que abrem novas janelas? por que os sites permitem anúncios flutuantes que cobrem o conteúdo? o que posso fazer para eliminar esses anúncios?
Neste artigo, vamos falar sobre as diferentes formas de publicidade utilizadas atualmente na Internet. Vamos entender também o mercado que gira em torno desses anúncios, para que você saiba como tudo isso funciona. Este artigo é muito útil tanto para um usuário ocasional de Internet quanto para alguém que tem seu próprio site.
NO INÍCIO: BANNERS
Quando a internet começou a se tornar um "negócio", em 1997, milhares de sites foram criados e bilhões de dólares foram investidos nesse novo tipo de mídia. Os sites foram divididos em duas categorias: sites de comércio eletrônico - sites de comércio eletrônico vendem produtos. Eles faturam com as vendas do produtos, do mesmo modo que as lojas convencionais; sites de conteúdo - sites de conteúdo criam ou coletam conteúdo (textos, fotos, vídeos etc.) e disponibilizam esse material para as pessoas. Eles faturam por meio dos anúncios, da mesma maneira que canais de TV, emissoras de rádio e jornais.
No começo, a publicidade na Internet se resumia aos banners - também conhecidos como faixas de propaganda. Os banners são os anúncios que você pode ver no topo de quase todos as páginas de Internet