Cultura de massa e cultura industrial
Romantismo surgiram as idéias de arte popular e cultura popular como manifestações da tradição ou espírito de um povo, isto é, como folclore.
Por que o Romantismo trouxe tais idéias? Porque essa corrente artística coincide com uma situação histórica determinada, qual seja, a consolidação e o fortalecimento dos Estados nacionais, que passaram a ser definidos pela unidade de língua e religião e pela unidade territorial ou política. Surge a idéia política de nação e, com ela, o fenô- meno do nacionalismo. Intelectuais e artistas europeus consideravam que a nacionalidade constituía o espírito de um povo, o qual se exprimia na língua, nos costumes, na religião, nas artes e nas tradições nacionais.
Todavia, não podemos esquecer que os Estados nacionais ou nações eram sociedades capitalistas e, como tais, divididas em classes sociais: a burguesia capitalista, a pequena burguesia deformada por pequenos proprietários, funcionários públicos e intelectuais, e o proletariado ou os trabalhadores industriais e rurais. No plano cultural, essa divisão econômico-social trouxe três conseqüências, que permanecem até os dias de hoje:
1. acultura e as artes foram distinguidas em dois tipos principais: a erudita (ou de elite), própria dos intelectuais e artistas da classe dominante da sociedade, e a popular
(ouingênua), própria dos trabalhadores urbanos e rurais;
2. quando pensadas como produções ou criações coletivasvindas do passado nacional, formando a tradição nacional, a cultura e arte populares receberam o nome de folclore, constituído por mitos, lendas e ritos populares, danças regionais populares, músicas regionais populares, artesanatos, ete.;
3. aarte erudita ou de elite passou a sero conjunto das belas-artes com as obras