Demonstrações contábeis
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Introdução
As demonstrações contábeis são preparadas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades fiscais, por exemplo, podem especificamente determinar exigências para atender a seus próprios fins. Essas exigências, no entanto, não devem afetar as demonstrações contábeis preparadas segundo esta Estrutura Conceitual. Demonstrações contábeis preparadas sob a égide desta Estrutura Conceitual objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários. Preparadas com tal finalidade satisfazem as necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles utilizam essas demonstrações contábeis para a tomada de decisões econômicas. As demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade.
1. Conceitos das Demonstrações Contábeis
Dentro do estudo das Demonstrações Contábeis existem alguns conceitos:
1. Demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de um conjunto de entidades (grupo econômico), apresentadas como se fossem as de uma única entidade econômica.
2. Controle é o poder de governar as políticas financeiras e operacionais da entidade de forma a obter benefício das suas atividades.
3. Grupo econômico é a controladora e todas as suas controladas.
4. Participação de Não Controlador é a parte do patrimônio líquido da controlada não atribuível, direta ou indiretamente, à controladora.
5. Controladora é uma entidade que tem uma ou mais controladas.
6. Demonstrações separadas são