Cultura Colombiana
Com a conquista e a colônia chegaram os brancos europeus da Espanha, que por sua vez trouxeram escravos da África. É por isso que a Colômbia é um país multiétnico e pluricultural, onde cada região possui traços próprios que a distinguem de suas vizinhas.
Assim, pode-se falar de uma cultura andina, na que se sente com maior força o ancestral europeu; de uma cultura Caribe, de heranças indígenas e africanas; de uma cultura Pacífica, de raiz africana, e da cultura da Orinoquia e Amazônia, essencialmente indígena.
Uma grande diversidade de culturas habitou nosso território antes da chegada dos espanhóis.
Esta complexa mestiçagem encontra sua expressão não só nas tradições, artesanatos e gastronomia colombianas, mas também em suas artes desde a arquitetura, a pintura e a escultura até a literatura, o cinema e a fotografia, passando pela música, a dança e o teatro.
A Colômbia é o lar de mais de 87 povos indígenas que usam 64 línguas nativas pertencentes a 22 famílias lingüísticas. Também é a casa de vários milhões de afrocolombianos, de mais de trinta milhões de mestiços, de doze mil ciganos e de núcleos de imigrantes nas diferentes regiões. No arquipélago de San Andrés e Providência, a maior parte da população nativa fala inglês.
Nossos artesanatos típicos são apreciados no mundo inteiro: a mochila arhuaca da Serra Nevada de Santa Marta, o chapéu “vueltiao” das planícies cordobesas, a rede de San Jacinto em Bolívar, os objetos de verniz de Pasto em Nariño, a cerâmica de Ráquira em Boyacá, são alguns exemplos de criações populares que competem em beleza com as obras de arte chamada cultas.
A música colombiana possui uma enorme variedade. A da região andina, de