culturas e tradições da colombia
PAÇO DO LUMIAR
2013
IESF – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO
CURSO: Administração 2º período
DISCIPLINA: Antropologia
PROFESSOR: Melchor
Alunos:
Culturas e Tradições da Colômbia
Trabalho apresentado à disciplina Antropologia, ministrada pelo Prof. Melchor no Curso de Administração do IESF.
PAÇO DO LUMIAR
2013
As culturas indígenas assentem no país à chegada dos espanhóis, a cultura europeia (de Espanha) e as africanas importadas durante o tempo da Colônia são a base da cultura colombiana, que também partilha características fundamentais com outras culturas hispano-americanas em manifestações como a religião, a música, as danças, as festas, as tradições e os dialetos, entre outras.
Culturalmente, a Colômbia é um país de regiões em que a heterogeneidade obedece a diversos fatores como o isolamento geográfico e a dificuldade de acesso entre as várias zonas do país. As sub-regiões ou grupos culturais mais importantes são os "cachacos" (situados no planalto cundiboyacense), os "países" (assentes na Antioquia, o Eixo Cafeeiro), os "llaneros" (habitantes das planícies orientais), os "vallunos" (zona do Vale do Cauca), os "costeños" (situados na Costa Caribe), e os "santandereanos" (situados nos departamentos do Norte de Santander e de Santander), entre outros, cujos costumes variam consoante as suas influências e ascendências.
A literatura colombiana remonta aos tempos da colonização espanhola, período em que destacam Hernando Dominguez Camargo, com o Poema Épico a São Inácio de Loyola, Juan Rodríguez Freyre (El Carnero) e a freira Francisca Josefa del Castillo, representante do misticismo. Na literatura da pós-independência ligada ao Romantismo, destacam Antonio Nariño, José Fernández Madrid, Camilo Torres Tenorio e Francisco Antonio Zea. Na segunda metade do século XIX e no início do século XX popularizou-se o género costumbrista, tendo tido