CULTURA BRASILEIRA DA REGI O SUL
A região Sul do Brasil é composta pelos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa
Catarina. Apresenta grande diversidade cultural, as maiores influências culturais são dos imigrantes europeus.
RIO GRANDE DO SUL
Os gaúchos dos pampas, ou das cidades, formam um povo alegre e rico em tradições.
Grande parte dos seus aspectos culturais é oriunda dos imigrantes alemães, que habitaram a região por volta de 1824. Os italianos, espanhóis e portugueses também contribuíram para a riqueza cultural desse Estado.
O gaúcho, que não dispensa a bombacha, o lenço e o poncho, aprecia o chimarrão e o churrasco.
Grande parte das danças gaúchas é de origem portuguesa, se destaca também as danças espanholas, como a tirana e o anu.
A festa de Nossa Senhora dos Navegantes, de origem portuguesa, é realizada em Porto
Alegre no dia 2 de fevereiro, no rio Guaíba, onde centenas de barcos e milhares de fiéis. devotos participam da procissão fluvial. É também chamada pelo povo de festa das
Melancias.
Algumas cidades do Sul ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS) .
PARANÁ
A cultura paranaense, rica e diversificada, é o resultado das múltiplas contribuições de diversos povos que foram se estabelecendo nas terras do Estado, ao longo dos séculos. Essa formação cultural se deu pela mistura das influências dos diversos povos que colonizaram suas terras, como os tropeiros, índios, escravos, portugueses, espanhóis, italianos, alemães e poloneses. A grande diversidade cultural do estado transparece na alimentação, nas crenças, nas festas e em outros costumes do povo paranaense.
No início, a cultura europeia, do espanhol e do português, foi redimensionada pelos mitos e costumes indígenas. Os paranaenses herdaram muitos dos costumes, como o hábito de consumir ervas, milho, mandioca, mel e tabaco.
Em seguida, os tropeiros contribuíram com a cultura do consumo do chimarrão, do café e do feijão