Cultura 2
Polyana Weidy Bezerra Diniz1 polyanaweidy@hotmail.com CPF: 082 691 594 92
Simony Rodrigues de Oliveira2 simonyoliveira2008@hotmail.com CPF: 08027007488
Andressa Pacifico Franco Quevedo3 andressadm@gmail.com Resumo:
A cultura organizacional tem se mostrado como um sistema de compartilhamento de valores, idéias e crenças percebidas por seus membros, ela exerce influencia sobre o comportamento dos funcionários, dos quais podem contribuir ou não para o bom desempenho da empresa.
Com esta pesquisa objetivou-se verificar como é a cultura organizacional de uma das franquias do Boticário situada em Serra Talhada - PE na percepção de seus funcionários, como essa cultura influencia o bem estar de seus colaboradores, e dessa forma dar-lhe uma classificação. Por resultados obteve-se que a empresa escolhida possui uma cultura forte e aberta, considerada basicamente como ideal por seus funcionários, o que revela que esta empresa tem grandes chances de se desenvolver cada vez mais.
Palavras- chave: Cultura Organizacional, Boticário, Mudança.
1. Introdução
Cada organização possui sua própria cultura organizacional, que na maioria dos casos já vem constituída desde a inserção da empresa no mercado, o que não significa que não possa passar por modificações. Uma cultura organizacional direciona os funcionários, e nas palavras de Robbins (2005, p. 374) ajuda a formar uma compreensão clara acerca da 'maneira como as coisas são feitas por aqui'.
Segundo Dubrin (2006, p.352) várias forças moldam a cultura de uma empresa.
Freqüentemente, sua origem está nos valores e nas práticas administrativas e na personalidade do fundador ou fundadores. Desta maneira percebe-se que a cultura de uma organização condiz assiduamente com as características daqueles que a fundaram ou daqueles que a lideram, bem como as visões que possuem. O referido autor ainda menciona que a