Cultos Afro-brasileiros - Unicap
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ENGENHARIA CIVIL
OS CULTOS AFRO-BRASILEIROS
Recife, 19 de maio de 2014
OS CULTOS AFRO-BRASILEIROS
Trabalho apresentado à disciplina Humanidade e Transcendência, ministrado pelo professor xxxxx, como requisito parcial à avaliação do 2º GQ.
Recife, 19 de Maio de 2014
PENSAMENTO
"Os negros que foram trazidos como escravos para o Brasil agarraram-se especialmente as suas tradições religiosas, como um único meio de conservar sua identidade ameaçada pela opressão do poder dominante. Mas essas formas de religiosidade entraram em contato com outras manifestações da cultura do pais: A religião Católica, vivida especialmente em suas formas mais populares, como a devoção aos santos, e, em certas religiões do pais, o espiritismo de Allan Kardec. Surgiram assim a Umbanda e Candomblé, as duas mais importantes expressões das religiões afro-brasileiras."
Giorgio Paleari
DEDICATÓRIA
Agradecemos imensamente ao professor Ermano Rodrigues por ter nos dado a oportunidade de conhecer melhor a nossa cultura afro-brasileira.
Agradecemos também ao Pai de Santo Josuel e a Mãe de Santo Tânia, por ter nos dado a oportunidade de conhecermos o seu terreiro Abaçaogunmegê e mostrado com detalhes os símbolos e os significados dos rituais.
Sumário
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre os Cultos Afro-Brasileiros, que aborda a origem dessas religiões no Brasil e as subdivisões dos cultos aos orixás, como é o caso da Umbanda e do Candomblé.
O estudo desse trabalho ensina como cada culto afro-brasileiro funciona e propõe desmistificar a crença popular de que essas religiões descendentes de religiões africanas se resumem a Macumba ou tem como finalidade a magia negra.
A pesquisa está organizada em sete capítulos, entre esses capítulos estão