Cultivo Protegido
Protegido
Discentes : Giovanni
Porfírio
Richard
Geremais
Docente : Dr. Paulo Sérgio de Souza
Renan Souza
Diego
Augusto
José Geraldo
Introdução
O que é cultivo protegido?
•
O cultivo protegido se caracteriza pela construção de uma estrutura, para proteger as plantas contra os agentes meteorológicos e que permita a passagem da luz.
• Este é um sistema de produção agrícola especializado, que possibilita certo controle das variáveis meteorológicas como: temperatura, umidade do ar, radiação, solo, vento e composição atmosférica.
Introdução
• Além do controle parcial das variáveis meteorológicas, o ambiente protegido permite a realização de cultivos em épocas que normalmente não seriam escolhidas para a produção a céu aberto.
• O cultivo protegido mais conhecido é aquele realizado em estufas, mas pode se dar também em túneis e ripados, construídos com estruturas de madeira ou metálicas.
Quanto ao manejo do cultivo protegido
Luminosidade:
A luminosidade tem influência direta no crescimento e desenvolvimento da planta e pode ser controlada/ajustada conforme o tipo de material que irá cobrir a estufa, plástico ou tela e o posicionamento da estrutura no terreno.
Quanto ao manejo do cultivo protegido
Temperatura:
O manejo varia de acordo com a cultura. No caso das alfaces, apresenta melhores resultados com sombreado nas horas mais quentes do dia. Além das telas sombreadas, o produtor pode usar cortinas laterais móveis, que permitem o aquecimento e resfriamento do ambiente. Já em relação à temperatura do solo, a prática mais simples para a manutenção da temperatura é a irrigação.
Quanto ao manejo do cultivo protegido
Umidade relativa do ar :
• Para o manejo da umidade dentro do ambiente protegido é necessária a instalação de um higrômetro. • Um efeito do excesso de umidade do ar no interior dos ambientes protegidos é a sua condensação na face interna do filme plástico de cobertura e