cultivo de pimentão protegido (estufa)
Dicas de produção
O pimentão prefere solos bem arejados, profundos, com boa drenagem dado que é uma planta sensível à asfixia radicular. É uma planta exigente em temperatura, sobretudo se a variedade é de polpa grossa. A ideal para a germinação se situa em volta de 25°C. A planta tem um desenvolvimento adequado com temperaturas entre 20 e 25°C; o desenvolvimento é deficiente quando a temperatura baixa de 15°C e nulo com as temperaturas inferiores a 10°C.
A temperatura ideal para floração e frutificação situa-se entre 20 e 25°C, temperaturas superiores a 35°C comprometem a floração e a frutificação provocando o aborto e a queda das flores, sobretudo se o ambiente é seco e pouco luminoso. Daí a vantagem de se escolher um híbrido adaptado ao nosso clima tropical.
Temperaturas inferiores a 8-10°C reduzem a qualidade dos frutos, dado que estas favorecem a formação de frutos partenocárpicos, que com poucas ou nenhuma semente, ficam deformados e sem valor comercial. A umidade relativa adequada se situa entre 50 e 70%. A umidade baixa combinada com altas temperaturas pode provocar a queda das flores.
PREPARO DO SOLO E ADUBAÇÃO
Tipo de solos
Os solos recomendados para o cultivo do pimentão devem ser profundos, leves, bem drenados e livres de encharcamento, férteis, com pH entre 5,5 a 7,0. Deve-se evitar áreas cultivadas nos últimos três/quatro anos com outras solanáceas, como tomate, batata, berinjela e fumo, ou cucurbitáceas, como pepino, abóbora, melancia e melão.
O preparo do solo consiste de uma limpeza da área, aração a 30 cm, seguida de gradagem de nivelamento.
CONSTRUÇÂO DA ESTUFA
Hoje conhecemos três modelos de estufas: Capelinha, Arco e Londrina. Essa última é mais conhecida do agricultor tradicional
Definido o local planeja-se a construção da estufa, cuja medida padrão é a de 1000 m2, com 11 leiras de 46 m de utilização.
Análise química do solo
Colher uma amostra da terra onde será construída a estufa.