CULTIVO DE SOJA
Juliana Gomes(1)
Simony Teles(2)
Thamys Oliveira(3)
Resumo
A produção de soja no Brasil alcançou destaque na última década. Atualmente, o país configura-se como maior exportador e segundo maior produtor de soja no mundo. Não obstante a importância de todos os itens tratados pela NR-31 merece especial atenção o uso de agrotóxicos, em razão do lugar que o Brasil ocupa no mundo como o maior consumidor mundial de tais produtos na atualidade. Indica, portanto, o envolvimento de grande contingente de trabalhadores nas operações e nas aplicações do setor agropecuário do país. Ocupa também lugar de destaque a segurança no trabalho em máquinas e implementos agrícolas devido ao volume de acidentes que se tem registrado e a própria evolução de seu número em propriedades agrícolas brasileiras. Palavras–chave: soja, agrotóxicos, agropecuário, segurança no trabalho, acidentes.
1. INTRODUÇÃO
A soja é a cultura agrícola brasileira que mais cresceu nas últimas três décadas e corresponde a 49% da área plantada em grãos do país. O aumento da produtividade está associado aos avanços tecnológicos, ao manejo e eficiência dos produtores. O grão é componente essencial na fabricação de rações animais e com uso crescente na alimentação humana encontra-se em franco crescimento.
Cultivada especialmente nas regiões Centro Oeste e Sul do país, a soja se firmou como um dos produtos mais destacados da agricultura nacional e na balança comercial.
No cerrado, o cultivo da soja tornou-se possível graças aos resultados obtidos pelas pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com produtores, industriais e centros privados de pesquisa. Os avanços nessa área possibilitaram também o incremento da produtividade média por hectare, atingindo os maiores índices mundiais. A soja é uma cultura já estabelecida no território brasileiro, ocupando 22 milhões de hectares e com cerca de 100 milhões de hectares aptos à expansão (MACEDO e