Cultivo da Soja
A soja (Glicine max) é a cultura detém a maior área de cultivo no Rio Grande do Sul. Surgiu aqui no início do século passado, e até aproximadamente o ano de 1950 foi muito utilizada nas propriedades rurais para alimentação de suínos. Atualmente a soja é um dos principais produtos de exportação do Brasil e uma das principais commodities do mundo. Segundo o DETEC, cerca de aproximadamente 80% da área cultivada no verão é representada pela soja.
O estado do Rio Grande do Sul cultivou, na safra 2010/2011, uma área de 4,0 milhões de hectares de soja com uma produção de 11,6 milhões de toneladas. (CONAB, junho de 2011).
Cultivares
As principais cultivares plantadas da região nessa safra foram, Bmx Potência, Vmax, Moanasca, variedades da Coodetec, como CD219 e variedades da Fundacep como Fundacep 57.
Época de semeadura
Na região de São Luiz Gonzaga, o plantio é recomendado entre a segunda quinzena de outubro até a primeira quinzena de dezembro, respeitando as épocas indicadas para cada cultivar e seus ciclos e podendo variar de acordo com as condições climáticas.
Práticas culturais
Dessecação
Na dessecação em pré-semeadura se utilizou, Glifosato (Roundup WG) na dose de 1 a 2,5 kg/ha de produto comercial, dependendo das plantas daninhas existentes, sendo estes usados principalmente para controle de Liliopsida (Monocotiledôneas). Respeitando sempre o intervalo recomendado entre a aplicação do produto e a semeadura, afim de evitar problemas com o residual do produto, que possam prejudicar a cultura.
Em lavouras com alta infestação de buva (Conyza bonariensis e Conyza canadensis), os técnicos tem recomendado uma dessecação sequencial, utilizando primeiro o produto Gramocil, na dose de 2 a 2,5 L/ha do produto e, posteriormente, se necessário, utilizar em sequência o produto Clorimuron, juntamente com o Glifosato, na dose recomendada pelos técnicos da Coopatrigo de acordo com a incidência e severidade da buva.