Cultivo de microorganismos
Disciplina de Microbiologia Básica
Relatório de Aula Prática
CULTIVO DE MICROORGANISMOS COM TÉCNICA QUANTITATIVA E DE ESGOTAMENTO
Luana Fernanda Souza
Marinalva Assunção Ferreira
Thalita Carla de Carvalho Lima
VOTUPORANGA
MARÇO/2013
INTRODUÇÃO
Os meios de cultura devem oferecer condições compatíveis à sobrevivência do microorganismo que se pretende cultivar. Os meios de cultura devem apresentar nutrientes, dos quais são indispensáveis seis elementos químicos: Carbono, Nitrogênio, Oxigênio, Hidrogênio, Enxofre e Fósforo, os quais podem apresentar-se em compostos orgânicos e inorgânicos, dependendo se a bactéria é heterotrófica ou autotrófica. Algumas bactérias fastidiosas têm necessidades nutricionais que exigem alguma outra substância no meio de cultura, como ferro, zinco, manganês, sódio, entre outros.
Além disso, os meios de cultura precisam de condições físicas para o crescimento das colônias, e, portanto devem ser incubados atentando-se a temperatura, atmosfera gasosa, pH, umidade, entre outras. Geralmente, as bactérias de interesse médico são as mesófilas e assim sendo, a temperatura de melhor crescimento deve ser em torno de 25 a 40ºC. No laboratório incuba-se a temperatura de 35ºC com oscilação em 1ºC, equiparando-se a temperatura do corpo humano.
Ágar nutriente é um meio simples que possui várias aplicações na microbiologia, deve-se apresentar de cor branca opalescente e pode possuir ou não crescimento de colônia na superfície do ágar.
O Ágar Sangue é um meio diferencial que oferece condições de crescimento para a maioria dos microorganismos e é usado principalmente para isolar agentes não fastidiosos, além disso, permite diferenciar vários tipos de microorganismos, tornando possível verificar se uma bactéria produz hemolisina ou não, sendo classificadas como: * Beta hemólise: presença de halo claro ao redor da colônia que indica hemólise total dos eritrócitos; * Alfa hemólise: presença