Culinária espanhola
RESUMO
A culinária é a arte de cozinhar, ou seja, confeccionar alimentos. Ao longo da história, esta arte foi evoluindo para tornar-se parte da cultura de cada povo. Muitas regiões do mundo são caracterizadas pela sua língua, cultura, religião e por que não dizer por sua própria culinária.
Baseado nisso, o presente trabalho abordará os aspectos mais relevantes sobre a culinária Espanhola, sua tradicional e sofisticada cozinha, e os diferentes sabores que compõe suas variadas regiões. Por outro lado, alguns pratos como a paella, o cocido, a tortilla e o gazpacho são conhecidos e produzidos em quase todo o país. Determinados ingredientes também fazem parte da vida dos espanhóis. Açafrão, azeite de oliva, alho e pimentão são algumas das marcas registradas dessa culinária.
Além da variedade e riqueza dessa culinária, é importante ressaltar a forte cultura das refeições, marcada pela pelo churros molhados no chocolate, consumidos no café da manhã, os tradicionais aperitivos (tapas), e a merienda no final da tarde.
1. INTRODUÇÃO
A cozinha espanhola é uma das mais excitantes, gratificantes e variadas do mundo, pois abrange pratos que contém um caleidoscópio de ingredientes, preparados com grande quantidade de estilos, para servir perfeitamente cada ocasião, paladar e dieta (WALDEN,1997) A culinária espanhola é marcada pela diversidade de pratos regionais, resultado de várias formas de comer, usos e costumes, dos povos que se fixaram nessa região. Fenícios, romanos e principalmente árabes contribuíram para a formação da mesa espanhola. Os árabes fruto de uma permanência de quase oito séculos, introduziram o arroz, a laranja, o açafrão, a canela, o alho, entre muitos outros produtos. Os romanos introduziram a famosa trilogia mediterrânea - pão, azeite e vinho.
A partir do século XV, época das grandes navegações, os espanhóis assimilam alimentos do continente americano, como o milho, o tomate, o pimentão, o cacau e a batata. Com o passar dos séculos,