São joão
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Segurança do Trabalho Turma: 181-I
Aluno: Kádimo de Araújo Ferreira
Trabalho avaliativo de arte
Para obtenção de Nota
Imperatriz-MA 2012
Cultura Junina no Maranhão e em Imperatriz
A festa Junina é tipicamente nordestina, apesar de não ter se originado aqui, o mês de junho nessa região é propício à colheita do milho, por isso alguma das comidas típicas, são feitas apartir do milho.
A festa no maranhão é marcada pelas tradicionais danças do bumba- meu- boi, tambor de crioula, os arraiás estilizados e do cacuriá. Na cultura as músicas são discorrestes das matracas, tradicional de São Luís, as músicas ao vivo, as tradicionais roupas e as quadrilhas de porta em porta são comuns na cidade.
As roupas são coloridas e bem extravagantes, as mulheres usam saias curtas e blusas detalhadas, os homens usam vestuário bem colorido com golas de veludo bordado e chapéus com fitas coloridas, e o boi enfeitado ,na sua estrutura imagens da história que o originou.
Ne tudo são maravilhas , a falta de brincates e de contínuidade dessa tradição
No Maranhão é algo que preocupa, é difícil ver esse estado sem as tradicionais festas que faz parte da história maranhense.
Em imperatriz as festas Juninas são marcadas pelas quadrilhas e o forró pé de serra que embalam as festas de são joão, essa tradição é mais comum nos colégios que procuram manter essa tradição viva, atualmente o arraiá da Mira é a maior festa aqui da região e leva os brincantes da região a desfrutar das festas. As roupas tipícas são as mulheres de vestido e o cabelo “maria chiquinha” e os homens buscam a imagem do caipira com