Culin Ria RS
Pratos Típicos:
-Arroz carreteiro: provavelmente o prato mais clássico do tradicionalismo, leva arroz cozido e pedaços de charque picado, presente em todo estado.
- Charque: foi criada com a intenção de conservar a carne. Os tropeiros enrolavam a carne no sal grosso para que ela ficasse conservada pelas longas viagens.
- Churrasco: O país inteiro conhece o Rio Grande por causa de seu churrasco. O churrasco se deve no Rio grande por causa da região ser uma das pioneiras e uma das que mais tem a criação bovina. De fácil preparo, somente necessário à carne e a brasa.
Além dos pratos típicos nós temos o chimarrão, que tem origem do índio Guarani. A bebida preferida do gaúcho constitui um símbolo de amizade e hospitalidade. É uma bebida gaúcha, mas é consumida por todo sul do país. Curiosidade: Já foi proibido no Brasil pelos jesuítas no século XVI, chamada por eles de erva do diabo, mas a partir do século XVII eles liberaram o consumo e incentivaram, com o objetivo de fazer as pessoas pararem de consumir bebidas alcoólicas.
Partes do chimarrão: Cuia, Erva Moída e a bomba.
Os gaúchos têm algumas gírias como: Vamos matear?, Vamos verdear? (não entendam nada ilícito).
Além de tradicional faz bem! Estudos detectaram presença de vitaminas B, C e D, sais minerais, cálcio, manganês e potássio. Auxilia na digestão, é diurético e relaxante.
O mate pode ser tomado de algumas formas, como, o mate solito, sozinho, o mate de parceria, que se esperam alguns companheiros para se tomar o mate e a roda de mate, onde acontece a junção das pessoas independente de raça, cor, tribo ou outras classificações. Essa roda tem algumas regras:
- Não pode mexer na bomba
- Não pode assoprar
- Deve-se passar a cuia com a mão direita, para mostrar respeito
- Deve-se tomar o chimarrão até a cuia fazer barulho
- O mateador deve levar a cuia ao que vai tomar