cuidados a serem tomados
Ao cotar, desconfie sempre de preços muito abaixo do mercado
Peça que a empresa apresente uma planilha aberta de custos para verificar o salário dos funcionários.
Prefira empresas que cedem benefícios aos funcionários, como cestas básicas e metas premiadas.
Tome cuidado com empresas nas quais a rotatividade dos funcionários é muito grande. Isso é indício de salários baixos e de má-qualificação da mão-de-obra.
A grande rotatividade de mão-de-obra também traz riscos à segurança do condomínio.
Dê preferência a empresas que tenham planos de carreira para os funcionários.
Certifique-se de que a empresa dispõe de plantonistas para substituir funcionários faltosos. Se o problema de faltas se agravar pode ser o caso de rescindir o contrato.
Exija da empresa contratada um SEGURO CONTRA ACIDENTES de trabalho ou reclamações trabalhistas.
Não é conveniente que o serviço de zeladoria seja terceirizado, pois trata-se de um cargo que decorre da delegação de confiança do síndico ao zelador, que deve ter, como pressuposto essencial, estrito comprometimento com a rotina do condomínio.
Muito cuidado com o contrato de terceirização, especialmente em relação às cláusulas que tratam da situação trabalhista dos funcionários. O síndico deve exigir, de forma expressa, a apresentação de cópias das guias de recolhimento do INSS, FGTS e demais encargos.
Coloque no contrato que o pagamento das faturas só deve ser efetuado mediante a comprovação dos olerites de pagamento dos funcionários e das guias de recolhimento de tributos individuais dos mesmos.
É aconselhável que a empresa prestadora apresente ficha cadastral e de antecedentes criminais de todos os funcinários colocados à disposição do condomínio.
Empresas de