Cuidados mínimos que podem evitar grandes problemas com projetos
CUIDADOS MÍNIMOS QUE PODEM EVITAR GRANDES PROBLEMAS COM PROJETOS
INTRODUÇÃO
Este breve artigo pretende, de maneira sucinta, alertar os profissionais que trabalham ou gerenciam projetos para alguns pequenos cuidados que podem evitar grandes aborrecimentos.
Em especial, é destinado aos profissionais de TIC: pelo seu perfil técnico, muitas vezes têm dificuldade de separar as atividades de projetos das atividades operacionais do dia-a-dia e de reconhecer como clientes os seus pares.
CLIENTES E COMUNICAÇÃO
A importância do reconhecimento de todos os ‘clientes’ de um projeto e do tratamento profissional das demandas, segundo preconizam os processos de gerência de projetos em geral implantados nas empresas, é um dos primeiros aspectos a considerar.
Toda e qualquer área de uma organização de TIC-Tecnologia da Informação e Comunicação deve funcionar como uma empresa, que tem por ‘clientes’ as demais unidades da empresa, inclusive do próprio órgão de TIC, além dos próprios clientes da empresa, o que nem sempre é visto com clareza por todos os profissionais.
Então, a sua unidade tem como seus ‘clientes’ unidades internas e externas ao órgão de TIC-Tecnologia da Informação e Comunicação.
No que se refere às unidades internas, há uma tendência natural à informalidade nas relações de trabalho entre. As coisas são tratadas – solicitadas e atendidas – com pouco ou mesmo nenhum registro do que aconteceu.
Essa tendência é reforçada pela proximidade que existe entre os profissionais de uma mesma unidade, seja ela de TIC ou não, e pela inclinação que as pessoas têm naturalmente de querer atender às solicitações dos seus colegas mais próximos - ainda mais quando se trata de amigos e/ou pessoas importantes da organização.
E ainda mais, pela crença, equivocada, de que formalizar as coisas do negócio é ‘burocratizar’ (no mau sentido) o trabalho e a aumentar o prazo do trabalho.
PROJETO É SINÔNIMO DE