Cuidado com Idoso asilado
RESUMO
O envelhecimento é uma consequência natural do processo da vida, e é acompanhado por perdas motoras e sensoriais, além da perda da autonomia nas atividades diárias. Todo esse processo de mudanças acarreta na vida do idoso muitas conseqüências sendo elas biológicas, físicas e emocionais e que pioram muito quando ocorre o abandono dos mesmos por parte da família.
As famílias sem ter como tomar conta dos idosos, por não ter vontade de cuidar ou simplesmente por necessidade, aumentam cada vez mais o numero de internações de idosos em instituições asilares; O que fragiliza ainda mais a situação dos idosos, que são mais suscetíveis a dor e sofrimento.
O cuidar do idoso nas instituições asilares, mesmo que as mesmas sigam as normais exigidas pelo estatuto do idoso, deve ser realizado com máximo zelo, amor, e dedicação por parte do profissional de Enfermagem, para que a clientela não se sinta abandonada e sem valor, mas sim amada e respeitada como todo ser humano deve ser.
INTRODUÇÃO
No Brasil cada vez mais vemos o aumento dos indicies da população idosa, isso quer dizer que o brasileiro está vivendo cada vez mais, a expectativa de vida esta aumentando. Porém, a realidade não é tão bonita assim, pois muitas famílias abandonam seus idosos em asilos por não terem como tomar conta dos mesmos ou por simplesmente não terem vontade de cuidar.
A realidade do idoso nos asilos muitas vezes é a mais triste possível, pois os mesmos são frágeis, dependentes e quase sempre têm doenças psiquiátricas, mentais, físicas ou biológicas que não são compreendidas. É necessário que o profissional da Enfermagem atente para esses idosos a fim de proporcionar o bem estar do mesmo, a proteção e a garantia que eles não sofreram nessa ultima etapa de vida.
O cuidado com o idoso asilado deve é muito importante e deve ser executado com amor e respeito, pois eles têm dificuldades em