Cuidado com estilete
2013 LPP- Nº 10
Lição Passo a Passo
É comum algumas atividades da empresa, seja no administrativo ou na produção, envolverem o uso de estiletes. Os estiletes são ferramentas extremamente úteis, práticas e PERIGOSAS.
Os acidentes com estiletes são relativamente freqüentes, porque a lâmina se quebra com facilidade quando é usada muito aberta. Além disso, as lâminas descartadas jogadas no lixo sem nenhum cuidado também causam acidentes.
As lâminas dos estiletes possuem corte fino e preciso como o de uma navalha, basta um simples toque para se ter um corte.
Então como evitar acidentes com este equipamento?
Banir o uso? Muito improvável. Substituí-lo? Seria uma boa opção... Mas talvez a resposta correta fosse aprender a trabalhar de forma correta com esta ferramenta tão útil.
Todo tipo de ferramenta manual oferece risco de acidentes. Mas muitas pessoas imaginam que pelo fato de serem de fácil manuseio, não se necessita de um treinamento ou orientação para usá- la! Você já ouviu alguém dizer que fez um curso para usar uma faca? Um alicate ou facão? Acredito que não! Mas para seu espanto, existem sim treinamentos para o uso correto destes tipos de ferramentas.
Estes treinamentos podem ser orientações técnicas realizadas em integrações de segurança, Diálogos de Segurança,
Lições ponto-a-ponto, etc.
Um erro comum é o mau dimensionamento das lâminas. Todo mundo pensa que quanto maior a lâmina, melhor. Este pensamento está errado! A lâmina deve ser exposta apenas 10 ou 15% do seu comprimento total para realizar um trabalho com segurança; se for maior do que isto ela pode quebrar e atingir o colaborador ou pessoas que estejam ao redor. O excesso de lâmina ainda pode causar o chamado ”deslize”, que é quando o estilete falha e escorrega sobre a superfície a ser trabalhada.
Existem algumas atividades em que é necessária a utilização dos estiletes com a lâmina toda exposta.
Estas