Confecção de Placa de Circuito Impresso
Olá pessoal tudo bem? Espero que sim . Então vamos ao que interessa ,hoje em dia todas as pessoas que entram no mundo da eletrônica se deparam com um probleminha ,na hora de fazer seus circuitos em uma placa de circuito impresso não sabem como fazer, pois bem ,esse tutorial vai ser para ensinar quem tem duvidas a fazer suas tão sonhadas placas de circuito impresso.
Antes de mais nada vou dar umas dicas :
Muitas pessoas passam solda em suas placas para proteger , eu não aconselho porque ela dificulta na hora de soldar os componentes, eu falo por experiência própria, mas fica a seu critério ,se preferir passe.
Se você usa o programa Proteus para elaborar suas placas de circuito impresso lá vai uma dica muito importante , que e quando você vai imprimir seu layout ,não marque a opção mirror , o programa já manda automaticamente o layout pronto para transferência térmica e se você apertar essa opção você estará invertendo o layout sendo que se você for colocar o silk screen o layout não coincidira corretamente. Por esse motivo quando for imprimir seu layout no Proteus , imprima direto.
1° passo: as ferramentas básicas :
Obviamente a placa fenolite:
Uma régua:
Uma tesoura:
Um estilete:
Uma vasilha com agua:
Uma pedaço de Bombril:
Percloreto de ferro: antes eu comprava em pó por 3.50 e eu fazia 500ml de liquido, mas a loja não vende mais do mesmo, agora vende esse da imagem ,liquido de 5 reais de 100ml!!!!!
Álcool isopropilico : se você não tiver não tem problema, e só para limpar a placa.
Ferro de passar roupa:
Um furador: não precisa ser uma super retifica ,para furar tem opções mais baratas como aqueles furadores manuais. Para furar eu uso essa mini furadeira de 75 reais que eu não recomendaria a não ser se você tivesse um suporte vertical, eu recomendaria aqueles furadores manuais são bem mais práticos e baratos. Fica a seu critério.
O papel que usaremos pode