Cubismo
Somente após a Semana de Arte Moderna de 1922 o movimento cubista ganhou terreno no Brasil. Mesmo assim, não encontramos artistas com características exclusivamente cubistas em nosso país. Muitos pintores brasileiros foram influenciados pelo movimento e apresentaram características do cubismo em suas obras.
O cubismo não foi um movimento de um único artista. Ocorrido entre 1907 e1914, ele foi protagonizado por Pablo Ruiz y Picasso (1881 - 1973), Georges Braque (1882-1963), André Lhote (1885-1962) e muitos outros nomes,inclusive de artistas brasileiros como Anita Malfati, Brecheret e Di Cavalcanti.
Anita Malfati, por exemplo, foi alvo, em 1917, durante sua primeira mostra deu ma dura crítica do então crítico de arte Monteiro Lobato, o qual afirmou que o trabalho da artista se deixava seduzir pelas vanguardas europeias, assumindo,segundo ele, "uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso & Cia".
Por outro lado, para o crítico Nogueira Moutinho, em 1917, "Anita Malfati já escandalizava a paulicéia provinciana com sua exposição expressionista, e Lasar Segall e Di Cavalcanti começavam a incomodar o conservadorismo vigente"
Ainda segundo Moutinho, Tarsila do Amaral afirmou certa vez que o cubismo "é o serviço militar da pintura", significando assim a importância que o estudo rigoroso da composição e da forma tem para o artista plástico (5).
Quando Tarsila do Amaral esteve em Paris, passaram por seu ateliê artistas como: Eric Satie, Jean Cocteau, Blaise Cendras, Léger, Lhote, Gleizes, o poeta franco-uruguaio Jules Supervielle, o escritor Valéry Larbaud, o compositor Igor Stravinsky, os quais eram lá encontrados ao lado dos brasileiros Paulo Prado,Oswald de Andrade, Vila Lobos, Sousa Lima, Di Cavalcanti, Sergio Milliet,Rubens Borba de Morais, Brecheret e Anita Malfati.
O cubismo foi um movimento que conseguiu atingir todo o mundo. Hoje,existem trabalhos de cubistas norte-americanos, cubistas mexicanos e