Cubismo
Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas, como era o caso do Impressionismo.
O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.
Os artistas cubistas trazem uma ruptura com a perspectiva de visualizar o mundo sob um só ângulo, uma só perspectiva. Então, eles fazem uso de colagens, montagens, a superposição de figuras, a simultaneidade são características marcantes dos cubistas.
Os principais artistas cubistas são George Braque e Pablo Picasso.
Principais características do Cubismo:
• geometrização das formas e volumes
• não utilizam a perspectiva
• o claro-escuro perde sua função
•