Cuba e a crise do petróleo
Como Cuba sobreviveu à Crise do Petróleo
Logo após o colapso da União Soviética em 1990, Cuba teve sua economia abalada. Com a importação de petróleo cortada pela metade (cerca de 80%) as pessoas logo entraram em desespero. O documentário nos fala sobre as grandes dificuldades, os esforços e também da criatividade dos cubanos nesse período. Como eles tiveram que passar de um sistema agrícola altamente mecanizado e industrial para um sistema baseado em métodos de cultivo orgânico em fazendas e jardins urbanos. Essa é uma visão bem inusitada dentro da então Cultura Cubana durante a crise econômica, sendo conhecida como “O Petróleo Especial”.
O filme começa mostrando uma curta história sobre o Pico do Petróleo, que nada mais é do que um termo atual na nossa história quando a produção mundial de petróleo alcançará em pouquíssimo tempo o seu ápice e começará a declinar. Cuba é o único país que enfrentou essa crise (tento uma redução massiva de combustíveis fosseis), sendo o único exemplo de opções e esperança.
Esse filme nos mostra respostas inovadoras dos cidadãos cubanos por meio de princípios da permacultura, para recuperar os solos degradados pelos fertilizantes químicos e pesticidas, bem como a criatividade na produção de alimentos nos grandes centros urbanos, uma vez que a cultura alimentar necessitava no seu processo de fabricação do petróleo.
Também é possível ver como Cuba lidou com a falta repentina de energia, com a redução de combustível para os automóveis e também a criativa redução do consumo energético em suas casas e também locais de trabalho.
Cuba viveu um período de total readaptação. Adaptou “tempo, pessoa e lugar” para viver e também prosperar porque os cubanos mobilizaram toda a sua cultura. Provocaram mudanças através da cooperação, adaptabilidade e abertura para idéias alternativas. Cuba mostrou ao mundo importantes lições de vida, mostrando que tudo é possível quando estamos dispostos a ajudar uns aos outros e que o