Cu e Al
2.2.1 Aspectos Históricos
O cobre foi o primeiro metal usado pelo homem. Foram encontrados objetos de cobre de mais de 6.500 anos na área dos rios Tigre e Eufrates, ao Norte do Golfo Pérsico, considerada o lugar onde se desenvolveram as civilizações mais antigas.
Os Romanos designaram o cobre com o nome de "Aes Cyprium", o Metal de Cyprus, pois a
Ilha de Cyprus (Chipre) foi uma das primeiras fontes do metal. Com o tempo, o nome se transformou em Cyprium e depois em Cuprum, originando o símbolo químico Cu.
O fato de se ter encontrado objetos de cobre tão antigos em diversos lugares do mundo é prova da grande importância do cobre como metal, já que possui propriedades incomparáveis: durabilidade, resistência à corrosão, maleabilidade, ductilidade e fácil obtenção e manejo.
As minas de cobre mais importantes estão localizadas no Chile, Estados Unidos, Canadá,
Rússia e Zâmbia.
2.2.2
Ocorrência
O cobre pode ocorrer nativo, sendo raro, ou combinado com outros elementos. As duas principais classes de minérios de Cu são:
a) Sulfetos mistos de Cu e Fe, como a calcopirita CuFeS2, e bornita Cu5FeS4.
b) 2. Carbonatos básicos como a azurita Cu3(CO3)2(OH)2 e a malaquita, Cu2CO3(OH)2.
Alguns dos principais minerais de cobre são mostrados na Tabela 2.2.I.
Tabela 2.2.I: Alguns dos Principais Minerais de Cobre
Mineral
Cobre Nativo
Cuprita
Tenorita
Malaquita
Calcopirita
Fórmula
Cu
Cu2O
CuO
Cu2 (OH)2 CO3
CuFeS2
Teor de Cu ( % )
100
88,8
79,8
57,3
34,5
2.2.3 Propriedades Físicas
O cobre é um metal avermelhado de alto brilho e juntamente com o ouro são os únicos metais coloridos. O metal é muito maleável e dúctil e ótimo condutor térmico e elétrico. A superfície do Cu é geralmente recoberta por uma camada de óxido. Não é magnético e pode ser utilizado puro ou em ligas com outros metais. Algumas propriedades do cobre são mostradas na Tabela 2.2.II.
Tabela 2.2.II: Propriedades do Cobre
Densidade
Ponto de Fusão
Ponto