Relatório análise liga devarda
INSTITUTO DE QUÍMICA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA
ANÁLISE QUANTITATIVA EXPERIMENTAL II
ALUNA: BRUNA TEIXEIRA DA FONSECA
DATA DO EXPERIMENTO: 09/11, 23 e 27/11/2009
DATA DE ENTREGA: 07/12/2009
LIga Devarda
INTRODUÇÃO
A liga de devarda é utilizada como reagente em análises de fósforo, especialmente em solos e adubos. É uma mistura de três metais, portanto não possui fórmula molecular definida. A composição química geralmente é a seguinte:
Cobre (Cu) 49-51%
Alumínio (Al) 44-46%
Zinco (Zn) 4-6% Em nosso caso estávamos utilizando uma liga que continha aproximadamente 45% Al, 50% de Cu e 5% de Zn para efeito de contas iniciais.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
1. DIMENSIONAMENTO DA AMOSTRA
O dimensionamento foi feito para se ter uma idéia da massa a ser pesada para abertura da amostra. Tomamos como exemplo a determinação do Al como Al2O3 e as contas foram feitas visando obter um mínimo de 0,1g deste composto após sua determinação. 2. ABERTURA DA AMOSTRA
A abertura foi feita pesando-se 0,2734g de liga devarda em um bécher onde adicionou-se 5 mL de HNO3 concentrado. Este bécher foi levado à placa de aquecimento, onde houve desprendimento de NO2 gasoso ao aquecer. Adicionou-se mais 6mL de HNO3 conc. e água destilada para que não sobrasse nenhum sólido ao fundo do bécher.
3. DOSAGEM DO COBRE POR ELETRODEPOSIÇÃO
O cobre foi dosado por eletrodeposição em eletrodo de platina. A solução de abertura foi esfriada e completada com água com o objetivo de aumentar o volume até que este fosse suficiente para cobrir os eletrodos no aparelho. No aparelho de eletrodeposição, os eletrodos são colocados de maneira que o catodo (maior) fique por fora do anodo (menor). Ao bécher com a solução foi adicionado um agitador magnético para homogeneizar a solução. Foi adicionado H2O destilada até completar aproximadamente 2cm acima dos eletrodos. O aparelho foi ajustado