ctrl c + ctrl v
O fato é que os trabalhos copiados eletronicamente são, de forma geral, bem mais ricos em termos de informação, conteúdo e também várias imagens.
Sendo assim, acho que a origem desse problema de copiar e colar textos da web pelos alunos está, na maioria das vezes, em uma “falha de caráter’’ dos próprios ou por terem preguiça de ler e resumir, que é o caso da maioria dos estudantes, principalmente do ensino médio. E com certeza, nesse processo, o aluno é a pessoa mais prejudicada pelo plágio, pois acaba perdendo não só o direito de aprender certo conteúdo, mas também a forma utilizada para produzir tal conhecimento.
A questão do plágio escolar é um problema que deve ser enfrentado, pois os alunos estão utilizando cada vez mais essa idéia de simplesmente copiar e colar, o que tem gerado mentes mais preguiçosas, mas para o desempenho de tal função é preciso que os estudantes sigam pelo menos algumas normas. E que os textos de outros autores pode servir de base para a construção do trabalho, mas não só copiar e colar, entregar o trabalho e pronto, ganhar nota por algo que, em alguns casos, o aluno nem lê o que copia e entrega pro professor e fazendo isso, só se prejudica ainda mais.