Ctenophoras
SISTEMA CIRCULATORIO
Não há nenhum sistema circulatório independente nos ctenóforos, assim como nos cnidários, o sistema de canais gastrovasculares serve este papel, distribuindo os nutrientes para a maioria das partes do corpo.
EXCREÇÃO
A respiração e a excreção dos ctenóforos ocorrem por simples difusão através da parede corporal.
Não há qualquer estrutura especializada para essas funções.
O sistema gastrovascular provavelmente também recolhe os resíduos metabólicos do mesênquima para a eventual eliminação pela boca ou pelos poros anais. As células da roseta também podem transportar resíduos ao tubo digestivo.
TROCAS GASOSAS
É realizada pela circulação de água no corpo do Ctenophoro. As trocas gasosas ocorrem pela superfície geral do corpo e pelas paredes do sistema gastrovascular. Todas essas atividades são aumentadas pela difusão do mesênquima gelatinoso.
OSMORREGULAÇÃO
Osmorregulação é a capacidade que alguns animais possuem em manter a pressão osmótica constante independentemente da do meio externo, dentro de uma determinada faixa de variação.O movimento da água sobre a superfície corpórea é incrementado pelo batimento dos ctenos. Assim, o extenso sistema de canais e as bandas ciliares auxiliam a superar o problema da difusão por longas distâncias
COR E BIOLUMINESCÊNCIA
As espécies que vivem perto da superfície são incolores e quase transparentes.
No entanto, algumas espécies que vivem em águas mais profundas são fortemente pigmentadas, por exemplo, as espécies conhecidas como "Tortugas vermelho".
As linhas de pente, presentes na maioria de ctenóforas planctônicos, produzem um efeito de arco-íris, que não é causada pela bioluminescência mas pela dispersão de luz que ocorre com a movimentação dos pentes.
A bioluminescência é causada pela ativação de uma complexo de proteínas de cálcio denominadas fotoproteínas. As fotoproteínas ficam localizadas em células