CSN: origem, importância e privatização
Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Matéria: Geografia
Professor: Luiz Fernando
Alunos: Gustavo Brasil e Lucas Franca
Turma: 21C
Como, a partir dos anos de 1930, o Estado teve assumir o papel de acumulador e de gerador de capital, foram criadas diversas empresas de base a fim de alimentar tal necessidade e levar o país ao desenvolvimento.
A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) teve início em plena Segunda Guerra Mundial, com o acontecimento de uma assembléia, realizada no Rio de Janeiro, para uma realização de ações por cerca de 150 nomes, entre pessoas jurídicas, físicas, publicas e privadas. Tal empresa também teve sua origem devido ao decreto, assinado em 30 de janeiro do mesmo ano por Vargas, liberando a criação da grandiosa siderúrgica, implantada em Volta Redonda. A CSN é a maior indústria siderúrgica da America Latina e é considerada como uma das maiores do mundo. Tem sua localização no sul do estado do Rio de Janeiro, em Volta Redonda e foi criada a partir de um acordo diplomático com os EUA. Tendo sua importância reconhecida por ser um marco da industrialização do país, a CSN e um símbolo afetivo do Brasil, além de se relacionar diretamente com a substituição de importações e a criação de indústrias de base, as duas feitas durante o governo de Vargas.
A assembléia no dia 9 de abril foi realizada pelo empresário Guilherme Guinle, que seria o primeiro presidente da CSN. Tal empresário agiu de forma a criar assinatura de ações por parte de 150 nomes da elite empresária brasileira. Esses nomes, agindo em nome de Vargas, estavam a frente de um velho sonho de toda a nação para que o Brasil tivesse uma economia importante, capaz de produzir bens que, ate então, só chegava por meio de importações, sendo beneficente apenas para uma pequena minoria da população.
Com altos e baixos na historia