Crítica à reportagem dos Protestos
CURSO DE PSICOLOGIA
EVERSON FERNANDO SILVA DE ARAUJO
CGU:110662910
PSICOLOGIA SÓCIO HISTÓRICA
ANÁLISE DE REPORTAGEM
SANTA MARIA
2013
A reportagem da revista VEJA, chamada “A razão de tanta fúria” fala sobre os protestos organizados por jovens que ocorreram no Brasil em 2013, tendo por principal motivo o aumento das passagens de ônibus em vinte centavos, mas os protestos eram muito mais que isso, isso foi apenas a fagulha que faltava para acender a chama da revolta.
O repórter ligou os protestos à outros acontecimentos históricos que ocorreram ao redor do mundo, como o de Wall Street, em 2011, onde os jovens protestavam contra a cobrança de taxas nas universidades, que até 1997 eram totalmente gratuitas, lá os jovens ocuparam o centro financeiro de Nova York por dois meses. Citaram também a batalha de Seattle, em 1999, onde manifestantes foram às ruas de Seattle para protestar contra a globalização, exploração de trabalhadores.
A briga pelo transporte é válida, somos o país com o custo mais elevado e um dos com menor qualidade tratando-se de transporte público, mas a maioria dos protestantes não faz uso do transporte público, então por que protestam? A maioria deles nem sabe, apenas querem ser ouvidos. Outros dizem que o Brasil não dá apoio aos jovens, os jovens não se sentem representados pelos partidos políticos, mas isso acontece ao redor do mundo inteiro, não é uma questão apenas dos brasileiros. Outro motivo para a violência nas passeatas é a repressão da polícia, que abusa de autoridade para ferir os manifestantes, onde nem todos estão fazendo algo errado, assim a polícia é vista como uma instituição corrupta, que não luta pelos seus próprios direitos, esquecem que também são cidadãos e são alienados pelo governo.
Analisando a reportagem, podemos perceber que ela nos traz informações básicas, colocando protestos apenas como badernas, posicionando os