crédito e cobrança
Este estudo apresenta a realidade de dois setores dentro das organizações, o crédito e o comercial. Ao contrário do que se apresenta na maioria das vezes o objeto de estudo é a “união” dos setores onde seus objetivos são os mesmos. O objetivo foi apresentar que com os setores de crédito e comercial tendo o mesmo foco, as organizações terão maior segurança em suas atividades financeiras, minimizando os riscos de suas operações comerciais e diminuindo o índice de inadimplência. Relata-se as funções dos setores, as ferramentas utilizadas pelo crédito, apresentam-se quem são os clientes, conceitos de crédito e risco e o principal, a atuação do comercial com o crédito com o mesmo foco.
Palavras-Chave: Análise. Crédito. Comercial. Foco. Risco.
1. Introdução.
Hoje em dia realizar negócios, sem analisar o risco e o crédito é o começo do fim das empresas, é trabalhar no escuro sem segurança e sem controle do futuro financeiro dos negócios. Observa-se que análise de crédito é à base do sucesso das empresas e ajuda a reduzir inadimplências e “surpresas” no fluxo de caixa.
A saúde financeira das empresas não está no faturamento, apenas, mas também nas vendas. Venda e faturamento são coisas completamente diferentes, pois a venda se consolida assim que é efetuado o pagamento do que foi faturado, ou seja, dinheiro que entra em caixa.
Desse modo, o setor de crédito e o setor comercial têm que ter o mesmo foco, ao contrário do que acontece nas empresas, o gerente comercial deve ter conhecimento de crédito e o gerente de crédito deve ter conhecimento do negócio da empresa. Com o crédito e o comercial tendo o mesmo foco tem-se maior sucesso nos resultados financeiros, pois a tendência do índice de inadimplência é diminuir. Portanto a idéia central desse trabalho é considerar que antes de conhecer as metas de vendas deve-se traçar as metas de crédito, pois se o crédito não for aprovado automaticamente o trabalho do comercial estará comprometido.
E com o setor