Cruzadas
O presente trabalho apresenta as cruzadas na Idade Media, suas causas, conseqüências e influências religiosas. As oito cruzadas retratam o desejo dos cristãos pela retomada das terras consideradas Santa, que estavam em poder dos mulçumanos.
Naquela época o homem medieval vivia numa situação econômica precária, mas nunca deixara suas crenças religiosas de lado. Antes de 1300 não havia ateus. Nesta época, ele vê a vontade de Deus, o homem medieval era obcecado pelo pecado, parecia acreditar em tudo o que se afirmasse como sobrenatural. Daí o motivo que impulsionou as cruzadas.
Como as cruzadas nem sempre eram bem sucedidas, os cruzados começaram a saquear as cidades por onde passavam, com isto a preocupação religiosa foi substituída por interesses econômicos político.
Cruzada
Chama-se Cruzada a qualquer um dos movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa (nome pelo qual os cristãos denominavam a Palestina) e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão. Estes movimentos estenderam-se entre os séculos XI e XIII, época em que a Palestina estava sob controle dos turcos muçulmanos. No médio oriente, as cruzadas foram chamadas de "invasões francas", já que os povos locais viam estes movimentos armados como invasões e por que a maioria doscruzados vinha dos territórios do antigo Império Carolíngio e se autodenominavam francos.
Os ricos e poderosos cavaleiros da Ordem de São João de Jerusalém (Hospitalários) e dos Cavaleiros Templários foram criados durante as Cruzadas. O termo é também usado, por extensão, para descrever, de forma acrítica, qualquer guerra religiosa ou mesmo um movimento político ou moral.
O termo cruzada não era conhecido no tempo histórico em que ocorreu. Na época eram usadas, entre outras, as expressões "peregrinação" e "guerra santa". O termo Cruzada surgiu porque seus participantes se