sociologia do antigo testamento
Curso: Avançado em Teologia (Obreiros)
Carga horária: 40h/a
Disciplina: sociologia do Antigo testamento
Professor: PB. Rodrigo Luiz de Aquino
Acadêmico: Deivid Kohlbeck
Ficha de Leitura
.Vaux, Roland de. As intuições de Israel no Antigo Testamento. Capítulo XVII e XVIII, As festas antigas de Israel São Paulo: vida nova 2004
Cap. XVII
Página 522
“A Páscoa era celebrada na lua cheia do primeiro mês do ano que começa a primavera. Desde dézimo dia deste mês cada família escolhe um cordeiro de um ano macho sem defeito, ele é imolado no crepúsculo do dia 14 e seu sangue é aspergido sobre as vergas e batentes da porta da casa.”
Neste parágrafo podemos ver que no dia da páscoa as pessoas teriam que fazer conforme Moises ordenou para o povo quando estavam cativos, sendo uma forma de lembrar o que ocorreu e agradecer a Deus.
Cap.XVII
Pagina
523
Cap.XVII
Pagina
524
Cap. XVII
Pagina
525
Cap.XVII
Pagina
525
Cap.XVII
Pagina
526
Cap.XVII
Pagina
529
Cap.XVII
Pagina
530
Cap.XVII
Pagina
531
Cap. XVII
Pagina
532
“Os dois calendários mais antigos falam dos Ázimos, Ex.23.15; 3418. Mas não da páscoa. Os massois são comidos durante sete dias no mês de Abib, e esta é uma das três festas de peregrinação, hag.cf. Ex 23.14. Esta são as três festas que Salomão oficiava pessoalmente no Templo, segundo 1 Rs 9.25.e elas são explicitamente designada por sua nomes. Ázimos,Semanas e Tendas.”
“Em favor de uma combinação antiga das duas festas tem-se utilizado no primeiro acampamento na Terra Prometida, os israelita celebram a Páscoa na tarde do dia 14 do mês, eles comeram “naquele mesmo dia” A Páscoa produtos dos pais os massot e as espigas tostadas; então o mana parou de cair.”
“Renuncindo-se as pesquisas etimológicas, a Páscoa aparece como um ritual de pastores. É um sacrifício de nômades