cruzadas - Michael Tomé Borges Pires
Escrito por Michael Tomé Borges Pires
Sex, 25 de Fevereiro de 2011 15:17 - Última atualização Sáb, 11 de Junho de 2011 11:46
A História das Cruzadas
As Cruzadas foram expedições militares organizadas pelos cristãos europeus, desde o final do século XI, para combater os muçulmanos e cristianizar territórios da Ásia Menor e Palestina, ocupados por tribos turcas. As expedições também têm motivações não-religiosas, como a abertura das rotas terrestres de comércio com o Oriente, a conquista de novos territórios, a formação de alianças para derrotar concorrentes feudais e decidir disputas dinásticas. As oito cruzadas oficiais ocorrem entre 1095 e 1270. São formadas por cavaleiros e comandadas por nobres, príncipes ou reis. A primeira, convocada pelo Papa Urbano II, tem como objetivo tomar do controle muçulmano o Santo Sepulcro - local onde Jesus Cristo teria sido enterrado -, em
Jerusalém. A campanha termina com a vitória dos cruzados. Os combates para expulsar os muçulmanos da Península Ibérica e a luta dos cavaleiros alemães em marcha para o leste também recebem o status de cruzada. Alguns historiadores acreditam que as cruzadas contribuem para despertar nos europeus a consciência de uma unidade cultural, o que evolui para a formação dos Estados nacionais a partir do século XIII.
Primeira Cruzada (1095-1099)
O papa Urbano II, recebeu do imperador bizantino Aleixo I Comneno o pedido de ajuda militar contra os infiéis muçulmanos. No Concílio de Clermont, em 1095, o papa convocou os fiéis cristãos para uma guerra santa contra o Islão.
Em 1096, partiram chefiados por Roberto da Normandia, Godofredo de Bulhão, Balduíno de
Flandres, Roberto II de Flandres, Raimundo de Tolosa, Boemundo de Tarento e Tancredo.
1/4
Cruzadas - Demolay Brasil - Demolay Lealdade e Tolerância nº 546
Escrito por Michael Tomé Borges Pires
Sex, 25 de Fevereiro de 2011 15:17 - Última atualização Sáb, 11 de Junho de 2011 11:46