Atividade Avaliativa Unid 1 2
Curso: Especialização Gestão em Saúde, polo Bela Vista
Professora Formadora: Profa. Adriana Kirchof de Brum
Acadêmico: Karla Martins
O ESTADO E OS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS:
DIMENSÕES CONCEITUAIS E HISTÓRICAS DO ESTUDO DOS PROBLEMAS E POLÍTICAS SOCIAIS
Dourados
2015
Unidade 1: Dimensões Conceituais e Históricas do Estudo dos Problemas e Políticas Sociais
1 - DIFERENCIE O CONCEITO DE POBREZA E DESIGUALDADE, EXPLICANDO SUAS PRINCIPAIS DISCREPÂNCIAS (VALOR 50 PONTOS).
Os maiores problemas a serem enfrentados na sociedade conteporanea são: a pobreza, as desigualdades e a exclusão social. Além do Estado constitucionalmente formado, existe outros organismos paralelamente contribuem tambem para que esses problemas de uma maneira de outra sejam solucionados, tais como ONU e Banco Mundial, alem de outras forças que emergem da sociedade em geral. Para começarmos a inferir algumas noçoes de politicas que o Estado tem a oferecer para sociedade vamos diferenciar sobre o que é pobreza e desigualdade:
Pobreza é a condição que afeta os indivíduos, na verdade ela refere-se ao conjunto da população como um todo. Já a desigualdade é a propriedade da distribuição da riqueza dessa população ou sociedade.
Uma definição mais rigoroza do que é a pobreza que poderia ser como a insuficiencia de renda de um determinado indivíduo, de uma família, de um determinado grupo social. A medição mais usada pelo capitalistas é a medição do PIB (produto interno bruto per capita) que é o percentual de renda média de um população. Entretanto esse medidor tem uma limitação porque ele não consegue medir o bem-estar da população.
A pobreza é um conceito que reflete condições relacionadas a qualidade de vida do cidadão, basicamente retrata questões que