Relevancia e Aplicabilidade da pesquisa em Educa o
De Alda Judith Alves Mazotti
São Paulo, SP: Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 39-50, jul. 2001.
Simone Stadler
Acadêmica na Universidade Estadual de Ponta Grossa, no curso de graduação de Licenciatura em Pedagogia. Ponta Grossa – PR
O artigo de Alda Judith Alves Mazotti tem o objetivo de analisar a qualidade de pesquisa em educação, discute sobre as deficiências dos estudos em educação criticando a qualidade das pesquisas em Educação. Mazzotti possui graduação em Pedagogia e Psicologia pela Universidade do Brasil (atual UFRJ), mestrado em Educação pela Universidade Federal (1976) do Rio de Janeiro e Doutorado em Psicologia Educacional na New York University, NYU, Estados Unidos (1979 -1983). É professora titular da Universidade Estácio de Sá desde 2000, e tem publicado 30 artigos em periódicos, 32 capítulos de livros e 2 livros.
Ele nós mostra sobre as deficiências na produção cientifica educacional, especificamente na produção de dissertações e teses. A autora pontua possíveis causas para o problema que tem ocorrido com tanta frequência, apontando todas as faltas que o ensino e método possui na elaboração do conhecimento cientifico. Em primeiro ela refere-se ao pouco tempo que os docentes têm para se dedicarem as pesquisas e a orientação dos trabalhos acadêmicos, ou seja a falta de atenção nesse aspecto. Outra causa apontada pela autora é a falta de apoio efetivo das universidades e das agências de financiamento ao desenvolvimento de pesquisas. Referentes à problematização apontadas destacam-se algumas deficiências, como: a “pobreza teórico-metodológica na abordagem dos temas”, sendo a teoria ausente; delimitação dos temas escolhidos; a crítica na escolha do assunto para o desenvolvimento das pesquisas; a preocupação com a aplicação imediata dos resultados; e a pouca divulgação dos resultados das pesquisas.
Por fim podemos ver que o texto nos expressam as deficiências na produção do conhecimento cientifico