CRUSTÁCEOS
Filo: Artrópodes
(Crustáceos)
Representantes: Camarões, lagostas, caranguejos, siris, cracas, tatuzinhos-de-jardim.
Hábitat: Grande parte dos crustáceos vivem no mar, mas existem alguns (caranguejos) que são capazes de viver na terra.
Características
gerais
São artrópodes de hábitos aquáticos, sendo a maioria marinha. As espécies mais conhecidas são as lagostas, camarões, siris, caranguejos e tatuzinhos.
O corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome, ou em cefalotórax e abdome. Possuem 5 pares de apêndices, 2 pares de antenas na região cefálica, que é característica distintiva destes animais. Possuem um tronco segmentado e um telson na região terminal, portador de um ânus. Em muitos crustáceos o tórax está coberto por uma carapaça dorsal.
Esquema do(s) Representante(s)
Camarão:
Lagostas:
Sistema
Tegumentário
O exoesqueleto dos crustáceos é enriquecido com carbonato de cálcio. Por baixo do tegumento existem glândulas tegumentares e cromatóforos.
Sistema
Esquelético
O esqueleto é um sistema encarregado da sustentação do corpo,tanto vertebrados como invertebrados; nos vertebrados, o esqueleto fica dentro do corpo, e nos invertebrados fica fora, revestindo o corpo. Dizemos, então, que os vertebrados tem endoesqueleto (esqueleto externo) e que os invertebrados tem exoesqueleto (esqueleto interno)
Sistema
Digestório
Os intestinos anteriores e posteriores são formados a partir da ectoderme e são cobertos por cutícula. O intestino médio é formado pela endoderme. O intestino anterior é responsável pela ingestão, trituração e armazenamento de alimento. O médio é responsável pela produção de enzimas, digestão e absorção. E o posterior é responsável pela formação das fezes.
Sistema
Excretor
A amônia é a principal excreta nitrogenada. As glândulas responsáveis pela excreção são as glândulas antenais, ou glândulas verdes.