Crustaceos
Os crustáceos são divididos em dois grupos:
Decápodes - São crustáceos que possuem dez patas. Geralmente, as duas patas dianteiras são modificadas e bem desenvolvidas para captura de alimentos.
Os principais representantes dessa classe são os camarões, caranguejos, lagostas e siris.
Camarao rosa carangueijo guaramusiri azul lagosta Isópodes - apresentam numerosas patas e todas semelhantes.
O principal representante desse grupo é o Tatuí.
Tatui
CRUSTÁCEOS
A maioria dos crustáceos é marinha, porém muitos ocorrem em água-doce e uns poucos vivem em lugares úmidos na terra, como o tatuzinho de jardim. Os crustáceos são animais de vida livre, com exceção de algumas formas que são sésseis ou parasitas,
O corpo é formado por um exoesqueleto de quitina, um polissacarídeo nitrogenado carbonato de cálcio transforma o exoesqueloto numa carapaça rígida. Apresenta um cefalotórax (cabeça e tórax) rígido e abdômen anterior segmentado. No cefalotórax, a cabeça apresenta 5 segmentos e o tórax 8. O abdômen está dividido em 6 segmentos. Em cada segmento existe um par de extremidades articuladas. O corpo dos crustáceos é dividido em cefalotórax e abdômen. Os crustáceos são animais adaptados ao ambiente aquático. Os crustáceos possuem dois pares de antenas e um par de olhos compostos, muitas vezes localizado na extremidade de um pedúnculo, falando-se, então, em olhos pedunculados.