Cross docking
Trabalho
Cross Docking.
Logística 4º semestre
Professor: Ted Soares
Integrantes do trabalho:
Adalberto Leite
Paulo Netto
Luis Ricardo
1. Introdução O ambiente do mercado atual, marcado por uma concorrência cada vez mais acirrada pela globalização da economia por uma revolução tecnológica acelerada, levou as empresas a visarem melhorias em seus sistemas de produção e logística e distribuição, visando alcançar maior eficiência e melhorias nos serviços, consequentemente um posicionamento no mercado favorável.
Diversas empresas alcançaram melhoria significativa em suas operações de manufatura, fato que ocasionou um redirecionamento do foco empresarial que deixou de priorizar as operações de produção, passando a priorizar as operações de logística e distribuição. Assim as empresas com alto volume de produção passaram a buscar o uso de níveis mínimos de estoques através da cadeia logística com entregas de baixo volume em maior frequência. Isto porque com a redução de estoques, os custos de operações e atividades de “Picking” são reduzidas também.
Surge então o sistema que chamamos de “Cross Docking”, com objetivo de reduzir nível de estoques e realizar entregas frequentes em pequenas quantidades, com um custo operacional residido.
Para isso as instalações que utilizam deste sistema não realizam as atividades de armazenagem e “picking”, porque a carga recebida por diversos fornecedores é imediatamente preparada para ser transferida para áreas de embarque.
Nesse sistema buscamos compreender e apresentar o sistema de distribuição “Cross Docking e técnicas que podem promover uma melhoria da eficiência das atividades Logística e Distribuição“.
2. Logística A logística é o processo de planejar, implementar e controlar de forma eficiente e custo efetivo, e o fluxo de estocagem de produtos