Cross Dockin
INSTITUTO SUPERIOR TUPY – IST
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
Gabriel Ildefonso da Silveira Silva – 111007869
Conceitos e vantagens do Cross Docking na cadeia de distribuição de micros cervejarias:
Estudo de caso da Cervejaria Eisenbahn.
Blumenau - Santa Catarina
Março/2012
Gabriel Ildefonso da Silveira Silva – 111007869
Conceitos e vantagens do cross docking na cadeia de distribuição de micro cervejarias:
Estudo de caso da Cervejaria Eisenbahn.
Projeto Integrador de Logística, orientado pela Profª. Kátia Cristina R. Siedschlag, do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, submetido ao Instituto Superior Tupy, para obtenção de nota final da disciplina de Projeto Integrador de Logística.
Blumenau - Santa Catarina
Março/2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A elaboração deste trabalho tem como tema a cadeia de distribuição de produtos da cervejaria Eisenbahn de Blumenau-SC. Como forma de identificar a possibilidade de aplicação de técnicas de cross docking para a cadeia logística específica dos produtos envasados em vasilhames retornáveis do tipo barris keg.
Considerando a demanda crescente para este tipo de produto no mercado de consumo dos bares e restaurantes. A principal problemática neste estudo de caso é a devolução dos vasilhames vazios pelos clientes haja vista que a cervejaria necessita destes para o envase e posterior despacho para outros destinos.
Desenvolveu-se como objetivo geral o seguinte:
Realizar a distribuição de volumes menores em intervalos menores, visando o recolhimento dos vasilhames vazios para posterior processo de envase e abastecimento. Com isso ocorre a fidelização do cliente em função de maior proximidade e possibilidade de resolução rápida de problemas que poderiam surgir;
Manter a cadeia de