planejamento
TURNO: MATUTINO
INSTRUTORA: VALDILAINE
PLANEJAMENTO
CONCEITO
É UM PROCESSO QUE IMPLICA A FORMULAÇAO DE UM CONJUNTO DE DECIÇÕES SOBRE AS AÇÕES FUTURAS. DEVE, POIS, SER ENTENDIDO COMO SENDO UM PROCESSO RACIONAL, POR MEIO DO QUAL SE PODE INTRODUZIR UM MAIOR GRAU DE EFICIÊNCIA AS ATIVIDADES.
O PLANEJAMENTO BUSCA BASICAMENTE UM METÓDO PARA SISTEMATIZAR O PROCESSO DE DECIÇÕES E PLANIFICAR AS AÇÕES DE FORMA QUE POSSAMOS ENFRENTAR SITUAÇÕES FUTURAS, RESPONDENDO AS SEGUINTES QUESTÕES:
O QUE FAZER?
COMO FAZER?
QUANDO FAZER?
ONDE FAZER?
COM QUE MEIOS FAZER?
PLANEJAR É DECIDIR, ANTECIPADAMENTE, O QUE FAZER.
DIAGNÓSTICO
ENVOLVE A ANÁLISE E SÍNTESE DOS FATOS, ISTO E, UM EXAME DETALHADO DAS CONDIÇÕES ATUAIS. A ANÁLISE PERMITE CONFIGURAR A SITUAÇÃO, SITUAR E DEFINIR O PROBLEMA, DIANTE DA REALIDADE, EM TERMOS PRECISOS E OBJETIVOS. A SÍNTESE PERMITE CRIAR E FORMULAR ALTERNATIVAS, DE FORMA A ESCOLHER E SELECIONAR ENTRE ELAS UMA LINHA DE AÇÃO A ADOTAR. É NECESSARIO REUNIR A MAIOR QUANTIDADE DE DADOS POSSÍVEL, COM A FINALIDADE DE EXAMINAR O PROBLEMA EM TODOS OS ASPECTOS, SEJAM INTERNOS OU EXTERNOS, CUSTO, PRODUÇÃO, VENDAS, MÃO DE OBRA, OBJETIVOS, EXPECTATIVAS DO MERCADO, LEGISLAÇÃO, COMUNIDADE, ASPECTOS LEGAIS E ECONÔMICOS ETC. ESSAS INFORMAÇÕES DEVEM SER OBTIDAS,CLASSIFICADAS E ARQUIVADAS,INCLUSIVE DADOS DE JORNAIS,REVISTAS ESPECIALIZADAS,BOLETINS E OUTROS DOCUMENTOS.NESSE ASPECTO,O USO DO COMPUTADOR ÉUM GRANDE AUXÍLIO.
PLANO DE AÇÃO
É A FASE DA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO, QUANDO SÃO CONFECCIONADOS OS ESQUEMAS COMPLETOS DE AÇÃO EM TODOS OS SEUS PORMENORES. DIVERSAS VEZES ENCONTRAMOS O PLANO INTEGRAL DIVIDIDO EM PARTES (INICIAL INTERMEDIÁRIA E FINAL). OS PORMENORES SÃO ELABORADOS POR ESPECIALISTAS E SÃO DIRIGIDOS E SUPERVISIONADOS, POR DIVERSAS VEZES TORNA SE NECESSARIO A ADOÇÃO DE DECISÕES COMPLEMENTARES, EM VIRTUDE DO SURGIMENTO DE IMPREVISTOS. A PREPARAÇÃO DO PLANO EXIGE A COORDENAÇÃO DOS VARIOS ELEMENTOS, QUE E JUSTAMENTE SEU