Cronologia da Vida de Vilanova Artigas
· 23 de junho de 1915 - Ano da I Guerra Mundial:
Nascimento de João Batista Vilanova Artigas na cidade de Curitiba. · 1920:
Artigas chegou a adolescência em uma época de específica importância e acontecimentos no Paraná. Cursou o ginásio, onde estavam os intelectuais que propagavam o Paranismo, assim incentivando a fé na ciência, o que resultaria em bases racionais.
· 1932:
O jovem Artigas foi para São Paulo estudar arquitetura na escola Politécnica, após ter cursado o 1º ano em engenharia no Paraná. Esse foi o ano de diversas mundanças no Brasil e no Mundo, acontece a revolução constitucionalista em São Paulo; Paulistas rebelam-se contra Getúlio e estudantes ativistas são mortos e surgem os primeiros indícios da II Guerra Mundial. · 1937:
Enquanto estudante universitário trabalhou como estagiário e nos últimos anos de curso começou a freqüentar aulas de desenho na escola de Belas Artes, onde estabeleceu um vínculo com o movimento artístico.
Formou-se Engenheiro-Arquiteto pela Escola Politécnica e se associou a um colega de curso, Marone, formando o escritório Marone e Artigas. “durante o tempo que durou a firma com marone (1937-1944), cumpriu exemplarmente as tarefas que, em São Paulo, se esperava de um arquiteto dedicado a satisfazer os anseios da classe média (...)” katinsky
· 1938:
Projeta a Casa Henrique Arouche de Toledo em estilo colonial mexicano.
[fonte: livro exposição vilanova artigas. 2003]
1939: Participa do Concurso para o Paço Municipal de São Paulo.
[fonte: livro exposição vilanova artigas. 2003]
1940:
Artigas foi contratado para dar aulas na Escola Politécnica, aos 25 nos começa sua carreira acadêmica.
1941: Projeta a Casa Luiz Gonzaga Leme Monteiro.
[fonte: exposição vilanova artigas desenho. 2001]
1942:
Casou com virginia camargo uma artista plástica que