Cronograma fisico-financeiro de uma obra
Curso técnico em edificações
Construção de Edifícios I
Cronograma físico- financeiro
Para se iniciar uma obra é necessário um planejamento inicial, para identificar qual o tempo de duração de cada etapa da obra, bem como quando irá iniciar e qual a previsão de final da obra. Por isso o ideal é fazer um planejamento antes de iniciar uma obra.
Esse cronograma mostra a programação das atividades que serão realizadas durante a construção. Ele pode ser mais ou menos detalhado, contemplando a duração de serviços específicos, de cada etapa dos serviços.
Este cronograma mostra, também, os valores que serão gastos, ao longo do tempo e em cada uma dessas atividades. Esta etapa alguns autores preferem denominar de planilha orçamentaria.
Essa programação elaborada permite que o construtor compre ou contrate materiais, mão de obra e equipamentos na hora certa, sem exageros ou falta deles. Se ele fizer isso depois do momento ideal, a obra atrasa. Se fizer antes do tempo, pode perder materiais no estoque ou pagar mão de obra e equipamentos que acabam ficando parados, sem trabalho.
Portanto, a elaboração de um cronograma físico-financeiro realista exige a participação de várias pessoas diretamente envolvidas com a obra proprietário ou incorporador, engenheiro, mestre de obras, orçamentistas e compradores, entre outros gestores. Uma vez que o cronograma está pronto, as possibilidades de alterações são mínimas.
No cronograma físico-financeiro, as despesas com a execução dos serviços são detalhadas semanal ou mensalmente, bem como, até o fim da obra. Assim os administradores do caixa da obra sabe exatamente quanto vão gastar e quando isso vai acontecer, evitando despesas desnecessárias e empréstimos imprevistos. Da mesma forma, eles podem planejar o investimento do dinheiro que ainda não foi gasto, fazendo uma aplicação financeira, para obter algum rendimento com valor ainda não gasto.
O cronograma mostra, em uma linha