As vantagens de se elaborar o cronograma físico e a planilha orçamentária para uma obra residencial
Pesquisa
As vantagens de se elaborar o cronograma físico e a planilha orçamentária para uma obra residencial
Disciplina
Construção de Edifícios I
Aluno
Fabrício Ely Gossler
Janeiro - 2014
Sumário
INTRODUÇÃO 3
1 - Objetivos do cronograma físico 4
1.1 Organizar o caixa 4
1.2 Organizar o tempo 4
1.3 Obter financiamento 4
2 - Objetivos dA PLANILHA DE ORÇAMENTOS 4
2.1 Estimativa de custo 4
2.2 Orçamento analítico ou detalhado 5
4.1 Cronograma físico financeiro 5
5 - Conclusão 7
Referências BibliográfiCas 8
INTRODUÇÃO
Quando se inicia uma obra, o ideal é saber exatamente quanto tempo os trabalhos vão durar, quanto que irão custar e, consequentemente, quando vão acabar. Por isso, antes de colocar a mão na massa, é importante planejar com detalhes os serviços que serão executados em todas as fases de execução do projeto.
O resultado desse planejamento é o cronograma da obra e a planilha de orçamentos. Esses registros expressam visualmente a programação das atividades que serão realizadas durante a construção e o seu devido custo. Eles podem ser mais ou menos detalhado, contemplando a duração de serviços específicos (por exemplo, a instalação das esquadrias de um edifício) ou apenas as fases mais gerais da obra (fundações, estrutura, alvenaria, etc.), e também na previsão do custo total da obra (Quantidade de materiais por m², diária do pedreiro, e etc.). Quando o cronograma mostra também, os valores que serão gastos, ao longo do tempo e em cada uma dessas atividades, ele recebe o nome de cronograma físico-financeiro.
Essa programação organizada permite que o construtor compre ou contrate materiais, mão de obra e equipamentos na hora certa, que o levará a gastar o dinheiro da obra no momento certo. Se ele fizer isso depois do momento ideal, a obra atrasa. Se fizer antes do tempo, pode perder materiais no estoque ou pagar mão de