Cronicas
Crônica
Crônicas são textos curtos que normalmente retratam algum fato da vida cotidiana. Nas crônicas, normalmente se demonstram os fatos de acordo com uma ordem temporal e se valorizam os eventos da vida do homem e da sociedade. Pode haver um toque de humor ou mesmo uma pitada de sarcasmo para fazer com que o leitor pense a respeito de determinado assunto.
A palavra crônica, em latim chronica, significa relato de acontecimentos em sua ordem temporal. São textos primordialmente criados para serem publicados em jornais ou periódicos, a primeira crônica foi publicada em 1799 em um jornal de Paris. Apesar de a primeira crônica ser datada de 1799, há quem diga que a carta que Pero Vaz de Caminha enviou ao rei de Portugal nada mais era do que uma crônica, respeitando os fatores cronológicos e colocando sua visão e opinião por toda a parte.
Partindo do principio de que a crônica foi feita para ser publicada em jornais, podemos dizer que a crônica situa-se entre o jornalismo e a literatura. O cronista investiga os fatos para construir sua pequena historia e se inspira neles assim como um repórter. A grande diferença seria que o escritor de crônicas fica livre para colocar seu toque e fantasiar sobre determinados eventos.
A linguagem usada na crônica normalmente e situada entre a oral e a escrita, textos em primeira pessoa, simples e fáceis de entender. A simplicidade da crônica normalmente existe para que haja uma proximidade com o leitor.
Existem alguns tipos de crônicas como: * Crônica Lírica ou Poética- Usa-se de uma linguagem poética e metafórica aonde o autor expressa sua alma lírica diante de episódios sentimentais, nostálgicos ou de simples beleza, significativos para ele. Este tipo de crônica esta em desuso.
* Crônica de Humor-