Cronicas resumidas
Resumo: A coesão é um dos fatores de textualidade que se refere à relação, à ligação e à conexão entre os elementos de um texto. Neste artigo, o objetivo é verificar como ocorrem os mecanismos de coesão no texto Aula de Inglês, de Rubem Braga. Para a análise desse texto, serão utilizados os pressupostos teóricos da Linguística Textual, sobretudo as obras de Fávero (1997), Fávero e Koch (2000) e Koch (2001). O trabalho pretende ser um exercício de análise de um texto a partir da teoria e das classificações referentes à coesão.
Palavras-chave: Linguística Textual; coesão textual; crônica Aula de Inglês
Abstract: The cohesion is one of the factors of textuality which relates to the relation, the link and the connection between the elements of a text. The aim of this paper is to verify how occur the cohesion mechanisms in the text Aula de Inglês from Rubem Braga. For the analysis of this text, we will use the theoretical assumptions of Textual Linguistics, especially the works of Fávero (1997), Fávero and Koch (2000) and Koch (2001). The work aims to be an exercise in analysis of a text from the theory and the classifications for cohesion.
Keywords: Textual Linguistics, textual cohesion, Aula de Inglês (short story)
Introdução
A partir dos pressupostos da Linguística Textual, neste trabalho pretende-se apresentar uma análise de um dos critérios de textualidade centrados no texto – a coesão. Como evidentemente uma análise como essa só é possível em textos, escolheu-se, para isso, a crônica Aula de Inglês, de Rubem Braga1.
A escolha desse texto justifica-se pela possibilidade de se utilizar este estudo como apoio a uma aula para estudantes do Ensino Médio. Ou seja, a análise aqui apresentada pode ser realizada passo a passo com os estudantes durante uma aula de Língua Portuguesa. Como a crônica é um texto relativamente curto, com temática simples e linguagem muito próxima do que se pode considerar